Instituto Educacional Professora Wilma Passos.

“Desenvolvimento além da sala de aula”
Depoimento: Pais do aluno Daniel Melquiades de Sousa da Silva - Unidade Matriz
"Por favor, responda em dez segundos se puder: onde você estava no dia 19 de fevereiro de 2013? Impossível pra nossa família esquecer! Naquela manhã ensolarada, nosso amado filho, Daniel Melquiades, aos quatro anos de idade dava início à sua trajetória na vida escolar.
Minha esposa e eu, coração na mão, buscamos prepará-lo antecipadamente com recomendações, incentivo e todo apoio para que não houvesse dificuldade alguma no primeiro dia de aula. O mais engraçado de tudo foi que ele estava, sim, preparadíssimo (nós dois é que não estávamos!), pois passou pelo portão tão eufórico que nem olhou pra trás pra dar tchau! Olhamos um para o outro, confortados. A expectativa agora era pelas notícias na hora da saída. A ansiedade foi embora de vez quando conversamos pelo caminho e ele só contava de como tinha sido bom ir pra escola. Tínhamos agora a certeza que nosso filho estava em casa!
A primeira Tia chamava-se Ariana e ficou com ele pouco tempo, mas o bastante pra deixar saudades quando precisou seguir seu rumo. A Tia Ester foi uma excelente amiga da classe, sempre atenciosa e dedicada, assim como a Tia Tatiana, que deu ótima sequência a este trabalho no ano de 2014. Atualmente, a companheira tem sido a Tia Eliane, que tem aprimorado e confirmado cada passo nessa jornada.
Ao perguntarmos ao Daniel o que mais gosta na escola, suas respostas são curtas: os trabalhos, exercícios... E o amigo Pedro! Este, aliás, o primeiro amigo, faz parte de sua turma desde o começo, junto com a Marcely.
Lembramos de alguns eventos marcantes. A exposição de trabalhos feitos pelos alunos sobre o pintor Romero Brito ficou muito linda mesmo, incrível! E como falar em beleza sem citar a festa que abordou as culturas de outros países? A turma do Daniel representou a Itália! Muito engraçada as crianças dançando Tarantella... E não posso deixar de comentar sobre a interessantíssima exposição sobre a obra de Ivan Cruz. Que viagem no tempo através de recordações com as brincadeiras de criança. Espetacular e emocionante!
Houve a visita à Bienal em 2013, a qual a escola comparece anualmente. E que coisa, hein? Foi a primeira vez que a esposa e eu estivemos ali. Reconhecemos que foi o estabelecimento que nos proporcionou isto.
Consideramos de grande valor a relação próxima da escola com as famílias. Este é um ponto a destacar.
O café com os pais, as festas dos dias das mães, as reuniões, etc. Recordo de uma festa dos avós... Que dia divertido! Nessa parceria escola-família, temos acesso imediato a todas as esferas do estabelecimento pra dialogar, sugerir, reclamar, se necessário. E sempre somos ouvidos.
Em 2013 houve um período em que a classe do Daniel tinha duas professoras pra acompanhar a classe. Isso foi fundamental porque aqueles probleminhas de criança foram rapidamente solucionados. Essa atitude superou nossas expectativas, ratificando ainda mais que tínhamos acertado em matricular Daniel aqui.
Um momento especial, que jamais será esquecido, foi o dia da Formatura em 05 de dezembro de 2014.
O programa de estímulo à leitura feito pela escola, sempre reforçado em casa, nos levou a ter a honra de ver Daniel sendo o “orador da turma”. Que orgulho! Que felicidade! Que bênção de Deus! Como não chorar? Como não ser grato? Além da leitura, ele tem aprendido a gostar de Matemática! Bah! Só pode ter puxado à mãe... Risos.
Hoje ele veio compartilhar comigo sobre Tarsila do Amaral. Explicou-me que ela nasceu em Capivari, em 1886! Acrescentou ainda que pintou um quadro dela. Quando pensei que tinha acabado a história ele me sai com a seguinte interrogação: “O senhor já viu o Abaporu?” Eu quase caí pra trás! “Aba... o quê, filho” “Ué, pai. O quadro que pintei da Tarsila (já estava intimo...) se chama Abaporu.” Rapidinho fui investigar e constatei que já tinha visto sim aquela pintura, mas honestamente, não lembrava. O que lembro com clareza é que em toda a minha infância e adolescência, jamais havia aprendido sobre Tarsila do Amaral, Romero Brito, Ivan Cruz, etc.
Nosso filho está em boas mãos, graças a Deus!
Neste estabelecimento ele é respeitado, estimulado, querido. Sempre tratado com carinho por parte das professoras, rodeado de colegas se alegra em nos dizer que nunca ficou de castigo. E que continue assim...
Palavras são pouco, e se perdem com o tempo. Fica, porém, nosso sincero registro de gratidão por estes primeiros anos em que não apenas Daniel, mas nós também temos aprendido muito. Que cada profissional deste estabelecimento continue a cumprir sua missão no desenvolvimento de nossas crianças, dando-lhes as ferramentas para que escrevam sua história com dignidade, respeito aos valores e acima de tudo, amor e temor a Deus.
Toda nossa consideração a vocês, desejando que sejam prósperos em tudo que empreender.
Afirmamos: o Instituto Educacional Professora Wilma Passos, é uma escola de vida!
Muito obrigado!"
Heleno Melquiades da Silva Junior e Valdinara Dias de Sousa da Silva
Depoimento: Mãe das alunas Bárbara e Beatriz - Unidade Marujo
"Meu nome é Lucia Helena, mãe das alunas Bárbara de 8 anos e Beatriz de 5 anos. A Bárbara estuda no Instituto Wilma Passos Unidade Marujo desde a sua fundação, Beatriz ingressou com dois anos de idade. Quando eu pensava em um colégio para as meninas eu me preocupava não só na estrututa didática do ensino, mas também na segurança delas; ter a certeza que minhas filhas estão em boas mãos competentes, carinhosas e dedicadas a formação do futuro delas, foi o que pesou e ainda tem pesado em minha decisão na renovação de todos os anos. O ponto forte da escola, além do Sistema de ensino PH, é a atenção disponibilizada aos pais pelos funcionários e o acesso direto a Dona Wilma para dirimir qualquer dúvida, bem como, eventuais problemas que possam surgir"
Lúcia Helena